quarta-feira, 10 de março de 2010

Pinda participa de discussão sobre criação do Parna da Mantiqueira




09/03/2010
Pinda participa de discussão sobre Parque da Mantiqueira,
em Campos do Jordão

A Prefeitura de Pindamonhangaba está participando ativamente das discussões em torno da implantação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira, proposta pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes, criado há cerca de três anos pelo Ministério de Meio Ambiente, em lugar do antigo Ibama.
Na última segunda-feira (8), foi realizada uma reunião em Campos do Jordão, no Hotel Home Green Home, com a Frente Parlamentar, prefeitos, integrantes de Ongs e proprietários rurais. Pindamonhangaba foi representada na reunião pela vice-prefeita Myriam Alckmin, secretário de Governo eng. Arthur Ferreira dos Santos, diretor de Governo eng. Carlos Henrique Marcondes “Kalik” e coordenador de gestão estratégica Urbano Patto. Além dos representantes de Pinda, participaram os prefeitos de Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, Queluz, Guaratinguetá e Piquete, o representante do Deputado Federal Marcelo Ortiz (PV) e do superintendente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte).
A Frente Parlamentar do Vale do Paraíba, liderada pelo deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), contou com a presença também dos deputados Luiz Carlos Gondim (PPS), Carlinhos Almeida (PT), Hélio Nishimoto (PSDB) e Samuel Moreira (PSDB).
Em suma, todos os presentes na reunião foram contra a forma como o Ministério do Meio Ambiente esteve, até agora, conduzindo as discussões para possível implantação do parque. Criou problema, também, a visita do Instituto Oikos às cidades, para reuniões com as comunidades rurais, sem entrar em contato com as prefeituras.
A partir desta reunião, foi formado um grupo único de trabalho. Ficou definido, entre outras ações, que deverá haver envolvimento efetivo dos prefeitos das outras cidades que também terão terras dentro da área do parque, além de municiar a imprensa com mais informações e a viabilização de uma audiência com diversas autoridades, entre elas o secretário de Agricultura de São Paulo, João Sampaio, e o secretário de Meio Ambiente do Estado, Xico Graziano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário