quarta-feira, 10 de março de 2010

Padre Afonso e Frente Parlamentar mobilizam prefeitos para avaliar impactos do Parque Nacional Altos da Mantiqueira

Padre Afonso e Frente Parlamentar mobilizam prefeitos para avaliar impactos do Parque Nacional Altos da Mantiqueira

Sex, 05 de Março de 2010 18:34 Assessoria Padre Afonso

Deputados estaduais da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, presidida pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV), prefeitos dos municípios de Queluz, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Piquete, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí e outras lideranças regionais, se reúnem na próxima segunda-feira, dia 8, para discutir a implantação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira (PNAM). “Nós continuamos sendo plenamente favoráveis à preservação do meio ambiente e sabemos o quanto é importante essas ações, mas não podemos aceitar uma coisa que seja imposta. O assunto tem que ser mais discutido com a sociedade”, disse Padre Afonso. Na sua avaliação, o projeto foi apresentado no “apagar das luzes de 2009”, num momento pouco propício para a discussão. Segundo o deputado, também será discutida na reunião uma forma de cobrar um posicionamento do governo estadual. “Queremos saber o que pensa o secretário do Meio Ambiente e como o governo pode intervir”, afirmou. Padre Afonso entende que não só o aspecto ambiental deve ser considerado, mas também os impactos sociais e econômicas da medida. DISCÓRDIANo dia 12 de dezembro, numa audiência pública realizada em Pindamonhangaba, ficou visível a discórdia em relação ao tema. Representantes do Instituto Chico Mendes tiveram dificuldade em explicar o projeto e a reunião foi terminou sob protesto. Na ocasião um dos prefeitos mais indignados com forma como o processo vem sendo conduzido foi o prefeito de Guaratinguetá, Junior Felippo. "Não houve uma consulta aos municípios. Parece que a proposta está sendo colocada pelo governo goela abaixo", disse o prefeito, na ocasião. A prefeita de Campos do Jordão também protestou, lembrando que a cidade já tem um parque estadual, que dá muito trabalho para ser mantido. O PARQUEA demarcação do parque é uma proposta do governo federal. O projeto contempla a implantação de uma unidade de conservação ambiental em uma área de 87.379,1 hectares, compreendida no perímetro de 16 municípios nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.No eixo paulista, o parque será composto por terras de nove municípios, todos localizados no Vale. O trecho de São Paulo reúne a maior extensão destinada a 'reservas': 57.363,9 hectares, o equivalente a 65,6% da área total do projeto.Integram o parque as cidades de Campos do Jordão, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lavrinhas, Pindamonhangaba, Piquete, Queluz e Santo Antônio do Pinhal.

REUNIÃO A reunião da Frente Parlamentar com prefeitos e demais lideranças acontece a partir das 9h30, no Hotel Home Green Home, á rua Adolfo Torresin, n.º 800, no Alto do Capivari (Estrada do Pico do Itapeva) e estará aberta à participação dos interessados no assunto.

Leia mais: http://www.plugadosnews.com.br/geral/7656-padre-afonso-e-frente-parlamentar-mobilizam-prefeitos-para-avaliar-impactos-do-parque-nacional-altos-da-mantiqueira.html#ixzz0hmLtjvXq Fonte: Portal Plugados News

Nenhum comentário:

Postar um comentário