quarta-feira, 12 de maio de 2010

LULA VETA CRIAÇÃO DO PARQUE DA MANTIQUEIRA

A proposta da criação do Parque Nacional da Mantiqueira, que incluiria o município de Cruzeiro e mais 13 cidades, entre elas Lavrinhas, Cachoeira Paulista e Piquete, foi cancelada pelo governo federal. A informação foi divulgada pelo senador e pré-candidato ao governo de São Paulo Aloízio Mercadante (PT) em visita a São José dos Campos no último final de semana.Segundo ele, o governo federal resolveu aderir ao pedido dos prefeitos e moradores das cidades incluídas no projeto, que eram contra a proposta feita pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), ligado ao Ministério do Meio Ambiente. "Não haverá no governo Lula nenhuma iniciativa na direção de construir um parque, feito de cima para baixo, causando insegurança social."O parque em Cruzeiro atingiria as terras dos bairro rurais Rio Monteiro, Batedor, Pico do Itaguaré e região do túnel próximo a santa na serra na divisa de Cruzeiro e Passa Quatro. Em Lavrinhas propriedades localizadas no Retiro dos Barbosas e Rio Claro também seriam afetadas.Torcida.
Para as prefeituras, que criaram até um grupo técnico para discutir o assunto, o cancelamento foi positivo.

"Assim, fica interessante para todo mundo. Tinha vários fatores que preocuparam todos os envolvidos", afirmou Washington Luiz Agueda, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Guaratinguetá, um dos municípios envolvidos no projeto, e coordenador do grupo técnico de discussão.A ideia do parque -- que além de Guará passaria por Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, Queluz, Lavrinhas, Cruzeiro, Piquete e Pindamonhangaba --, de acordo com o ICMBio, era preservar as áreas contínuas de floresta na Serra da Mantiqueira. Haveria necessidade de desapropriações e não existem estudos que comprovem a eficácia ambiental. "Com os proprietários, sabemos que as áreas são preservadas e recuperadas. Temos exemplos desse modelo que não dão certo no Brasil", disse Agueda.



Fonte: www.valehoje.com.br/

3 comentários:

  1. Que bom! O governo tem agora que criar e incentivar projetos de educação ambiental nessas áreas onde seria o tal parque. Ai sim, se formará comunidades com mais conhecimentos e consciência de preservação e uso sustentavel dessas áreas.
    Precisam conhecer os conceitos da permacultura e ecovilas.

    ResponderExcluir
  2. Achei bom terem vetado o projeto da forma como estava sendo feito, mas ainda há necessidade URGENTE de fazerem um PLANO DE MANEJO da APA Mantiqueira! Não é porque o parque não foi criado que tem que deixar tudo como está sem projetos que incentivem a participação popular na preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Paulo Cesar da Silva7 de junho de 2010 às 17:19

    Prezada Andressa. Fique tranquila porque o Plano de Manejo da APA da Mantiqueira deverá ser elaborado pelo ICMBIO em 24 meses, por determinação da Justiça de Guaratinguetá. Com isso o Parque não poderá ser criado antes da apresentação do Plano de Manejo da APA. Assim, precisamos nos mobilizar para demonstrar que com a manutenção da APA, preservada como está, não há porque pretender a criação do PARNA.

    ResponderExcluir